domingo, 15 de abril de 2012

Medula espinal - Parte I


Medula espinal

1-      Defina medula:

Etimologia -à Miolo

Conceito à massa cilindroide de tecido nervoso situado dentro do canal vertebral sem , entretanto, ocupa - lo completamente.

Comprimento à 45 cm

Limites à cranial = bulbo, aproximadamente a nível de forame magno;

                    Caudal = 2° vértebra Lombar.

Forma = cilíndrica, ligeiramente achatada no sentido ântero posterior.

Termina afinalando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meníngeo, o filamento terminal.

2-      Comente a respeito das dilatações da medula espinal:

·          Intumescência Cervical =  situada a nível cervical, consiste nas áreas que fazem  conexão com a medula as grossas raízes nervosas que formam o plexo braquial ( inervação dos membros superiores).

·         Intumescência Lombossacral  =  situada a nível cervical, consiste nas áreas que fazem  conexão com a medula as grossas raízes nervosas que formam o plexo lombo sacral ( inervação dos membros inferiores).

3-      Quais os sulcos encontrados na medula?

Na medula encontro os seguintes sulcos:

·         Sulco Mediano Posterior;

·         Fissura mediana anterior;

·         Sulco Lateral anterior = faz conexão com as raízes ventrais dos nervos espinais.

·         Sulco lateral Posterior = faz conexão com as raízes dorsais dos nervos espinais.

·         Sulco intermédio Posterior = presente apenas na medula cervical situado entre o sulco mediano posterior e lateral posterior.

4-      Qual a disposição da substancia branca e cinzenta na medula?

Disposição da substancia branca e cinzenta na medula  -à

·         Substancia cinzenta à localizada dentro da substancia branca, apresenta forma de uma borboleta, ou de um H. Nela há três colunas à anterior, posterior e lateral

OBS: A coluna lateral só aparece na medula torácica e parte da medula lombar.

No centro da substancia Cinzenta o canal central da medula, resquício da luz do tubo neural do embrião.



·         Substancia Branca à formada por fibras, maioria mielínicas, formando 3 funículos:

1-      Funículo anterior à situado entre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior.

2-      Funículo Lateral à Situado entre o sulco lateral anterior e lateral posterior.

3-      Funículo posterior à entre o sulco lateral posterior e o sulco mediano posterior.

OBS: Na medula cervical, o funículo posterior é dividido pelo sulco intermédio posterior em fascículo grácil e cuneiforme.





4-      Como acontece a conexão dos nervos espinais com a medula?



 Conexões com nervos espinais  - segmentos medulares

Os sulcos laterais anterior e lateral posterior fazem conexão com filamentos nervosos ( fila mentos radiculares), estes se unem para formar as raízes ventral e dorsal dos nervos espinais, respectivamente.



Segmento medular à parte da medula onde fazem conexões os filamentos radiculares que entram na composição daquele nervo. Assim, como existem 31 pares de nervos cranianos existem 31 segmentos medulares, distribuídos em 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares 5 sacrais e 1 coccígeo. Sendo que o 1° par cervical (C1) emerge abaixo da 7° vertebra cervical, e o 8° par (C8) emerge abaixo da 7° vertebra cervical.

5-      Porque não tenho correspondência entre o segmento medular e a vértebra correspondente?

Deve-se lembrar que até o 4° mês de vida intra – uterino o crescimento da medula corresponde ao da coluna vertebral. A partir dai a coluna começa a crescer mais rapidamente do que a medula, fazendo com que, no adulto, a medula não ocupe todo o canal vertebral, ela termina geralmente a nível da 2° vertebra lombar. Há então um afastamento do segmento medular da vertebra correspondente. Existe um regra prática para verificar o segmento medular em relação a vertebra correspondente. Estima-se que entre os níveis das vertebras C2 e T10 adiciona-se 2 ao número do processo espinhoso da vertebra e tem-se o número do segmento medular. Os processos espinhosos das vertebras T11 e T12 correspondem aos 5 segmentos Lombares, enquanto o processo espinhoso de L1 corresponde aos 5 segmentos sacrais.

Como foi dito a medula termina a nível de L2, abaixo deste nível contém apenas as meninges e as raízes nervosas dos últimos nervos espinais que dispostos em torno do cone medular e filamento terminal formam a cauda equina.

6-      Comente a respeito dos envoltórios da medula:

Meninges à

·         Pacmeninge à dura mater

·         Leptomeninge à aracnoide e pia mater



Dura Mater à envolve toda a medula, como se fosse um dedo de luva, formando o saco dural.

Cranialmente continua com a dura mater encefálica, formando ai o folheto interno ( dura mater encefálica possui dois folhetos, enquanto a espinal apenas 1), Caldalmente termina nun fundo de saco a nível da vertebra S2, Emite prolongamentos laterais, que embainham as raízes dos nervos espinais.

A aracnoide espinal se dispõe entre a dura mater e a pia mater.

Já a pia Mater é a meninge mais delicada e mais interna, penetra na fissura mediana anterior. Ela continua após o termino da medula a nível do cone medular, forma a partir daí o filamento terminal, este filamento vai além do saco dural ,indo chegar ao hiato sacral onde passa a ser chamado de filamento da dura mater espina, onde insere-se no periósteo da superfície doesal do cóccix constituindo o ligamento coccígeo. A pia mater forma ainda de cada lado da medula uma prega longitudinal denominada ligamento denticulado que servem de fixação da medula e consiste em importantes pontos de referencia em certas cirurgias.

7-      Comente a respeito dos espaços criados em relação a medula espinal à

·         Espaço epidural à entre a dura mater e o periósteo do canal vertebral. Neste espaço há tecido adiposo e o plexo venoso vertebral interno. È neste espaço que é feita a anestesia epidural ( geralmente na região lombar), a introdução do anestésico neste local difunde e atinge os forames intervertebrais por onde passam para ás raízes dosa nervos espinais. Sabe-se que a agulha atingiu o espaço epidural quando se observa uma súbita baixa de resistência, ( quando se perfura o ligamento amarelo). Não causa dor de cabeça como a anestesia raquidiana, pois não perfura a dura mater, mas requer maior habilidade técnica.

·         Espaço subdural à entre a dura mater e a aracnoide, possui apenas pequena quantidade de líquido para evitar a aderência das paredes, desta forma este espaço é virtual.

·         Espaço subaracnóideo à entre a aracnoide e a pia mater, contém liquor. Sabendo que a medula espinal termina a nível da vertebra L2 e que a aracnoide e o saco dural a nível de S2, entre estes dois níveis o espaço subaracnóideo é maior e contém maior quantidade de liquor. Por nesta região só haver o filamento terminal e as raízes que formam a cauda equina, sendo este local seguro para fazer a punção com finalidade de:

1-      Retirada de liquor;

2-      Medir a pressão liquorica;

3-      Introdução de substancias que aumente o  contraste das radiografias.

4-      Introdução de anestésicos  ( anestesias raquidianas) à neste tipo de anestesia a agulha deve penetrar neste espaço entre as vertebras L2 – L3, L3 – L4 ou L4 – L5.

O que a agulha penetra até chegar ao espaço  subaracnóideo? Tela subcultânea, ligamento amarelo, dura mater e aracnoide, respectivamente. Neste tipo de anestesia pode gerar dor de cabeça por perfurar a dura mater que é ricamente inervada.

8-      Fale sobre a vascularização da medula espinal:

Vascularização da medula

·         Artérias espinais anterior e posteriores à ramos das vertebrais

1-      Artéria espinal anterior à Dispõe-se superficialmente na medula, ao longo da fissura mediana anterior até o cone medular. Vascularizam as colunas e os funículos anterior e lateral da medula

2-      Artérias espinais posteriores à emergem das artérias vertebrais, dirigem dorsalmente contornando o bulbo e a seguir , percorrem longitudinalmente a medula, e medialmente as radículas das raízes dorsais dos nervos espinais. Vascularizam a coluna e o funículo posterior da medula.

3-      Artérias radiculares à derivam dos ramos espinais das artérias segmentares do pescoço e do tronco, formam as artérias radiculares anterior  e posterior que se anastomosam com as espinais anterior e posterior respectivamente. Sabe-se hoje que estas artérias são muito pequenas e, a maioria,  vascularizam apenas as raízes sem atingir a medula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário